O interesse institucional no Bitcoin pode ter levado a novas altas, mas os mineiros sempre surgiram como os principais proponentes dos aumentos de preços do Bitcoin. Esse foi o caso em 2017 e em 2020, houve alguns sinais do envolvimento dos mineiros na alta dos preços.

O fluxo de saída dos mineradores de Bitcoins caiu mais de 68% desde novembro de 2020 e mais mineradores estão optando por manter seus Bitcoins, mesmo no nível de preço atual

Com base nos dados da Glassnode, a oferta ativa tem aumentado rapidamente, considerando o fato de que quase 97% das carteiras Bitcoin são lucrativas. A expectativa é que a pressão de venda aumente, porém, as mineradoras podem não ter respondido da mesma forma até agora.

Isso significa que as mineradoras estão esperando por uma lucratividade maior? Os mineiros haviam se esforçado durante a maior parte de setembro e outubro de 2020, alinhando-se para os lucros em novembro de 2020. Esse foi outro motivo para um aumento na oferta de trocas e para o aumento nas reservas de câmbio. As reservas aumentaram em novembro de 2020, mas muito antes de atingir os níveis anteriores, a oferta mais recente foi retirada das bolsas.

Outra métrica que é crítica para a atividade do minerador, mas menos popular no geral, é o Total Miner Outflow [TMO].

Por que os mineiros não estão jogando Bitcoin mesmo acima de $ 23.000

Com base nos dados do gráfico acima, a saída total do minerador ainda está no nível médio, muito mais baixo do que a corrida de touros anterior. Em 2017 e no início de 2018, o fluxo de mineração foi muito maior, caiu consideravelmente em um período de 12 meses. Durante a alta de preços de 2019, com um pequeno aumento no preço, houve outro aumento na saída de mineradores e a atual alta de preços ainda não registrou uma alta no TMO.

As mineradoras estão controlando o nível de preço atual, antecipando novas descobertas de preços acima de US $ 24200 e, uma vez que o fluxo de saída comece a aumentar, é um sinal para os comerciantes de varejo observar os gráficos de preços de perto. Assim como a alta do preço atual não gerou picos na volatilidade do preço do Bitcoin e no impulso da rede, ele ainda não mostrou um aumento nas métricas de mineração. O nível de preço em torno do qual o TMO começa a aumentar, mais perto do nível de 2017, pode ser o novo ATH por alguns meses, a menos que novas atividades institucionais ou regulamentos tragam mudanças abruptas no ciclo de mercado do Bitcoin .